top of page
Um formato novo e de sucesso ao BioUrcamp

Muito mais que um acampamento, o evento possibilitou troca de conhecimento e intercâmbio entre cursos e instituições

O evento da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), que tem como proposta a preservação do Bioma Pampa, adotou um modelo diferente nesta 6ª edição, ocorrida nos dias 1º,2 e 3 de abril . A troca de local para o Campus Rural da universidade e a adesão de outros cursos, foram alguns dos diferenciais.
Segundo a coordenadora do evento e do curso de ciências biológicas, Ana Lúcia Leão, a escolha do lugar foi o maior diferencial. "O campus rural é lindo e atendeu a todas as nossas necessidades. Aqui conseguimos abrigar todos os participantes e ainda permitir que a programação ocorresse normalmente, mesmo com a chuva. O mais importante desse lugar é que ele é nosso", argumentou.
O sucesso do evento ficou explícito: inúmeras outras universidades da região, alunos de praticamente todos os cursos da Urcamp e um ambiente muito animado. As barracas começaram a serem montadas nas dependências do campus na sexta-feira, e mesmo com a chuva que estava por vir, o acampamento permaneceu até o final, sendo transferido para as salas de aula. Pela noite, a chuva parou e o luau continuou atraindo dezenas de alunos. Palestras, trilha, apresentações de trabalhos e mini-cursos integraram a densa programação. 
A professora Ana ainda falou da expectativa para os anos seguintes. "Já temos o próximo evento marcado, e a ideia é incentivar cada vez mais a participação dos nossos cursos", ressaltou. O aluno do 3° semestre de administração, Bernardo Carreta, afirmou que mesmo sem uma participação efetiva do seu curso, resolveu prestigiar e a experiência foi muito positiva. "É importante que a gente prestigie eventos como esse, que tem uma proposta muito boa. Se nós alunos não
incentivarmos, quem vai? Espero que ano que vem o curso de administração encontre uma função e tenha uma presença maior", comentou.
Uma equipe, que já é rotineira, marcou presença novamente no evento. Sob a orientação do coordenador da Comunicação Social, Glauber Pereira, alunos do curso de jornalismo foram responsáveis pela cobertura do Biourcamp. O aluno do 3° semestre, Fábio Quadros, falou sobre a experiência e a importância do trabalho realizado por ele e seus colegas. "A gente fez fotos, vídeos e entrevistas, tudo para mostrarmos a comunidade e aos alunos que não vieram, como este evento é grandioso e merece público e participação ainda maiores no ano seguinte", explicou.

O curso de biologia da Urcamp, em anos anteriores, era o foco do evento. E foi isso que mudou neste ano e pretende avançar ainda mais. Prova disso, foram as presenças de alunos da Unipampa, IFSul, Furg, UFpel, UFRGS, entre outras instituições. Assim como pessoas que vieram das cidades de Dom Pedrito, São Gabriel, Alegrete, Aceguá, Sant'Ana do Livramento, Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande.

 

bottom of page